07 junho 2010

Novo Uno: propaganda enganosa?

Na contracapa da Quatro Rodas deste mês, temos uma propaganda do Novo Uno, com uma foto de um modelo Vivace pintado de azul. Bonito.

Percebi que o modelo da foto chamava bastante atenção e parecia mais bonito e esportivo do que nas outras fotos do novo Uno - na própria revista há duas matérias com o carro. Resolvi analisar quais eram os elementos que destacavam o Uno azul e procurar "photoshopadas" pulblicitárias.

O Uno da foto é uma unidade completa, com todos os opcionais - até aí tudo bem, isso é padrão em fotos publicitárias, mesmo que no mundo real poucos carros sejam vendidos dessa forma.

Mas encontrei um detalhe realmente interessante: o carro da foto está rebaixado! O Uno azul ficou muito mais chamativo porque teve a altura das suspensões alterada. E isso é fácil de comprovar, basta comparar as fotos internas da revista com a propaganda.

Não sabemos se a alteração foi realmente mecânica, feita pela Fiat, ou se foi executada no photoshop. Provavelmente a segunda opção.

Fica a pergunta: rebaixar o carro na publicidade é uma jogada de marketing válida ou simples propaganda enganosa? Afinal, quando for comprar seu carro, o consumidor não irá encontrar aquela opção para vender na concessionária...

Um comentário:

Quertzacoalt disse...

Propaganda enganosa é o que é oferecido na campanha publicitária e não pode ser cumprido por aquele que oferta (sem custo ou alteração adicional). Tecnicamente é isso.

Mas desconfio que se um dia isso chegar aos tribunais a Fiat vai ter dinheiro suficiente para se esquivar.